OUTONO EM BERLIN

Levei pra casa!

 

Oi, pessoal!

Hoje é dia falar sobre a estação do ano mais incrível pra mim: o Outono!

A principal característica dessa estação é a mudança de cor das folhagens, que devido a falta de luz e calor, não conseguem sintetizar a clorofila – pigmento responsável pelo verde das folhas – ficando mais alaranjadas, vermelhas, roxas, marrons ou amarelas. E como elas precisam economizar nutrientes para o inverno que se aproxima, as plantas dão uma pausa do crescimento, e as folhas começam a cair.

Eu nasci no mês de abril, quando estamos nessa estação no Brasil, e esse período sempre me traz boas lembranças. O problema é que essa parada de estação do ano é bem confusa por lá/aí, né? Tem semana que faz frio, chove, depois faz calor, cai granizo, cai o mundo, e tudo mais que puder acontecer. Tenho a impressão que São Paulo é ainda mais maluca.

Depois de nove meses morando aqui em Berlin, deu pra notar que pra essas bandas, a coisa é bem diferente. As estações do ano são muito definidas, e quando elas mudam, você também já pode se preparar para mudar o seu estilo de vida, seus hábitos e seus horários.

Quando o frio chega, já pode aposentar as roupas de calor, desenterrar os cobertores e preparar um chocolate quente. Enquanto estamos nas estações frias, não tem nem um diazinho de exceção, e vice e versa.

Lembro exatamente do último dia de verão que nós tivemos aqui este ano. Foi no dia 16 de setembro, uma sexta feira de passeio na Alexanderplatz, com direito a um pulo na Hofbrau para comemorar boas notícias no fim do dia e uma checada no AccuWeather para saber como seria o fim de semana.

Estávamos planejando conhecer Potsdam, uma cidade aqui da Alemanha, mas a chuva melou nossos planos. Daí a gente começou a ver que os dias seguintes seriam todos assim, de tempo fechado. O verão se despediu da gente, mas não me deixou saudades. Estou cada dia mais apaixonada pelo Outono! <3

A família do meu marido passou uns dias aqui com a gente, justamente no período em que as folhagens começaram a mudar de cor. A cidade estava linda e eu não conseguia parar de tirar todo de tudo!

Acho que esse é uma ótima temporada para quem tá pensando em visitar Berlin, ou qualquer outro país aqui da região. Apesar de já estar frio – a temperatura fica entre 7º e 12º – a gente não precisa usar agasalhos tão pesados, e os passeios são mais agradáveis.

Engraçado como eu sonhei a vida inteira em passar um outono em algum lugar em que essa estação fosse tipicamente bonita desse jeito. Quase sempre minha proteção de tela era alguma paisagem de outono, e eu nem preciso falar aqui qual era a minha capa preferida do CD As 4 estações de Sandy & Junior, né?

Essas são as fotos que tirei dos primeiros dias de Outono por aqui! Também tenho a impressão de que hoje pode ter sido um dos últimos domingos mais agradáveis, com menos vento e temperatura mais amena, antes do tempo começar a fechar de vez.

Ich liebe Herbst Berlin! <3

 

 

 

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *