ÓLEO DE COCO: PORQUE TODO MUNDO TÁ USANDO? – Bom pra saúde, fins estéticos e até cachorro pode comer! Testei o queridinho da vez e só vi vantagens

oleo-de-coco-combate-queda-de-cabelo-e1458700578433

Oi, gente linda!

Hoje eu vou falar sobre o ÓLEO DE COCO!

Há tempos que quero falar sobre ele aqui no Blog, mas esperei ter certeza dos resultados, e continuei pesquisando bastante a respeito para trazer mais dicas e conteúdo para vocês.

Eu fiz um compiladão de informações sobre os benefícios desse óleo, que vão desde seu consumo, para auxiliar nosso organismo e melhor nossa saúde, para fins dermatológicos, no tratamento e prevenção de problemas na pele, para fins estéticos, na hidratação da pele e dos cabelos, e até para complementar a alimentação dos nossos pets! 🙂

Eu separei em tópicos para facilitar a leitura! Bora lá? 🙂

  • BENEFÍCIOS PARA NOSSA SAÚDE

O óleo de coco melhora o funcionamento da tireóide, ajudando a reduzir o mau colesterol (LDL) e elevando o bom colesterol (HDL). Em consequência disso, ele faz com que o LDL produza hormônios anti envelhecimento, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer, obesidade e várias outras doenças que surgem com o tempo.

Rico em vitamina E, parte desse produto é composta por ácidos que têm ações antioxidantes antibacteriana, antifúngica e antiviral. Ele também ajuda a fortalecer nosso sistema imunológico, nossa absorção de nutrientes e também normaliza as funções intestinais.

Ele também auxilia no emagrecimento, pois sua gordura é super saudável e não é armazenada no organismo como gordura corporal! Ela também pode ser uma grande aliada para enfrentar a diabetes, pois o seu consumo traz uma sensação de saciedade e ajuda a cortar a compulsão por doces e carboidratos. Ele também ajuda a normalização dos níveis de glicose e de insulina.

  • BENEFÍCIOS DERMATOLÓGICOS 

O óleo de coco possui substâncias bactericidas para pele e ajuda na cicatrização de feridas, ameniza irritação e alergia à picadas de insetos e alivia a ardência de queimaduras. Ele pode ser adicionado aos produtos pós sol para potencializar a ação refrescante e hidratante para a pele, e também é um ótimo pós barba e pós depilação.

Também pode ser usado pra compôr um outro produto com esse fim, ou simplesmente ser aplicado puro na pele irritada. Outras duas ações muito bacanas que eu estou testando aqui em casa, são para o tratamento prevenção de doenças como herpes e desidrose.

  • BENEFÍCIOS ESTÉTICOS

O óleo de coco, diferentemente dos outros óleos que a gente conhece, é absorvido rapidamente pela pele. A gente não fica grudando muito tempo, sabe? E por ser um super hidratante, ele ajuda a combater as rugas e linhas de expressão,  previne o surgimento de estrias – ótimo para as gravidinhas e pra quem está perdendo peso – e ameniza a aparência de estrias já existentes.

Ele é ótimo para acabar com aquelas malditas pelinhas que soltam da nossa boca, principalmente quando está frio, pois ele ajuda a regenerar os lábios ressecados, e pode ser aplicado diretamente. Essa aplicação direta também pode ser feitas nas unhas para hidratação de cutículas, melhorando a aparência das mãos.

Ele também é um ótimo demaquilante, apesar de que, particularmente, considero necessário finalizar a limpeza do rosto com água micelar. Aliás, ela é uma super aliada do óleo do côco! Os dois juntos fecham o rolê.

Já para os cabelos, ele pode ser usado como pré xampu, alguns minutos antes do banho, pois ajuda a reduzir a perda de proteína durante a lavagem, e/ou aplicado diretamente no couro cabeludo, para ajudar no processo de nutrição e crescimento.

Você também pode fazer a tal da umectação, que é a aplicação direta do óleo de coco nos fios, deixando o produto agir no cabelo de um dia para o outro. Além disso, você pode integrá-lo a sua máscara de hidratação capilar para potencializar sua ação e adicionar seus benefícios.

MEUS PRIMEIROS DOIS MESES USANDO ÓLEO DE COCO

img_20160912_110639

Eu conheci o óleo de coco quando estava no Brasil, em julho desse ano, vendo alguns vídeos no Youtube. Logo que voltei para Berlin, fui procurá-lo por aqui para testar. São muitas as vantagens que identifiquei, e super recomendo para todo mundo!

  • ALIMENTAÇÃO

Infelizmente, eu não gostei do sabor que o óleo transporta para alguns alimentos, quando experimentei grelhar algumas proteínas, por exemplo.

Como paladar é uma coisa bem pessoal, vale a pena você tentar experimentar e tirar suas próprias conclusões. Mas ele super combina com o sabor de outras frutas!

Quando já está bem madura, gosto de fritar a banana com óleo de coco, coloco um pouco de mel e canela e fina divino! Como quase que diariamente. Também fica gostoso fazer uma salada de frutas, de acordo com a sua preferência, e adicionar umas colheres do óleo. Já testei com pêra, maçã, amora e uva.

  • ALIMENTAÇÃO PARA PETS

Como eu já contei pra vocês aqui no blog, e divido quase sempre lá o Instagram do meu cachorrinho Wisky, ele se alimenta de comida natural e caseira, que eu mesma preparo. Eu sigo as orientações nutricionais do site Cachorro Verde, que recomenda o uso do óleo de coco como complemento alimentar!

A gordura dele favorece a proteção do organismo contra doenças infecciosas (virais e bacterianas), poupa o sistema digestivo, aumenta o desempenho atlético do cão e traz vários benefícios para a pele.

O Wisky adora! <3 Eu geralmente adiciono uma colherinha de óleo de coco em uma das refeições que ofereço para ele por dia, seja por cima da comida que já está pronta e servida no pote, ou mesmo durante o cozimento dos alimentos. Ele até pode ser congelado nas marmitinhas que eu deixo preparadas para ele.

  • PELE DO ROSTO

Eu uso a linha completa Time Wise da Mary Kay há quase um ano, que é formada por produtos anti sinais, próprios para a minha faixa etária. Ela requer alguns procedimentos diários, que agora, durante à noite, eu complemento com o óleo de coco e da água micelar.

Depois da esfoliação com o produto da MK, eu passo um pouco da água micelar, e não seco o rosto totalmente, pra deixar a pele bem fresquinha. Depois, eu pego quatro gotinhas do óleo – uma em cada bochecha, uma na testa e uma no queixo – e finalizo com as loções noturna e anti-idade da MK.

Cara… Eu vejo uma diferença incrível! Talvez outras pessoas que convivem comigo não consigam notar, mas o que importa é o nosso bem estar, né? Tenho sentido a minha pele cada vez mais firme, limpa e hidratada. Caso você não queira usar a mesma linha que eu, você pode tentar substituir por outros produtos mais acessíveis e fáceis de achar, como os da Neutrogena, da JnJ, NIVEA e Flores e Vegetais.

  • ESTRIAS

Também já dividi com vocês aqui no Blog em alguns posts que eu estou passando por uma fase de reeducação alimentar, e também passei a fazer exercícios físicos regularmente. Com isso, eu perdi alguns quilinhos e ganhei umas estrias novas. Usando o óleo de côco há umas 3 semanas, já senti que elas estão amenizando: no começo estavam bem roxas e evidentes, e agora estão mais rosadas, menos aparentes. TENHO FÉ que sumirão por completo.

  • PERNAS

Sempre tive as pernas muito secas e creme nenhum no universo conseguia melhorar o aspecto da minha pele a longo prazo. Pois bem, o óleo de coco conseguiu! Faço duas esfoliações com óleo de coco + açúcar por semana, e aplico-o diariamente, finalizando com um hidratante que gosto, sempre antes de dormir. Passo o dia seguinte inteirinho com as pernas hidratadas e com brilho bem sutil.

  • PÉS E UNHAS

Uso diariamente nas unhas das mãos e dos pés, e também uso para amolecer e hidratar a cutícula antes de fazê-las. Para potencializar a hidratação do calcanhar, que é mais ressecadinho, eu uso um pouco do óleo de coco + creme com ureia próprio para os pés. Esse creme da Avon também é ótimo para ser usado desse jeito. Uso sempre antes de dormir, e coloco uma meia para proteger.

  • CABELO

Eu não gosto de fazer umectação. Apesar do óleo de coco não ser tão grudento quanto os outros, eu não curto a sensação de cabelo pesado, mesmo que eu vá dormir. Até porque eu ficaria muito brava caso surgisse algum imprevisto, e eu não conseguisse lavar o cabelo assim que acordasse.

Pra mim funciona mais usá-lo como pré xampu uma vez por semana, e eu passo junto com o Óleo Extraordinário da Elseve. Eu também segui uma das dicas da louca do óleo, diva e sereia Yasmin Brunet (5:10 do vídeo) e fiz uma mistureba de restinhos de produtos que eu tinha casa… E  deu super, super certo:

Máscara hidratante Dove + Condicionador Reparação Total Gliss Kur da Schwarzkopf + Hidratantes pós tintura da L’oreal + Ampolinhas hidratantes também da Gliss Kur + Óleo da Extraordinário + nosso queridinho Óleo de Coco

UFA!

img_20160824_181434

  • Produtos que compro na Alemanha: 

Óleo de Côco (Kokosmuss) – 4,75€

https://www.dm.de/dmbio-kokosmus-p4010355180131.html

Água Micelar (Mizellen Reinigungswassers) – 3,85€

https://www.dm.de/garnier-hautklar-mizellenwasser-3in1-p3600541594838.html

  • Produtos para comprar no Brasil:

Óleo de Coco da COPRA 

http://www.copraalimenticia.com.br/produto/47/oleo-de-coco-extra-virgem

Loréal Água Micelar – Solução de Limpeza 5 em 1

http://www.loreal-paris.com.br/Products/Pele/Agua-Micelar/Agua/Agua-Micelar?shadeitem=132e51f1-5b62-4de4-81af-036ccb855499

  • Fontes: 

Cachorro Verde: http://www.cachorroverde.com.br/oleo-de-coco-excelente-para-pets-e-pessoas/

Cozinha Vibrante: http://cozinhavibrante.com.br/por-que-oleo-de-coco-faz-tao-bem-a-saude/

Saúde Dica: http://www.saudedica.com.br/os-10-beneficios-do-oleo-de-coco-virgem-para-saude/

 

Bom, meus amigos… Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras, não é? Então vou finalizar esse post com uma tirinha que uma amiga minha me mandou.

Beijos!

img-20160914-wa0000

 

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *