Diário do Wisky: Meu primeiro banho e tosa no Pet de Berlin

tosa-wisky10

Olá, CÃObadinha!

Hoje eu estou aqui para falar sobre minha primeira aventura no Petshop aqui de Berlin!

Eu já cheguei a comentar com vocês no meu Instagram, e também em alguns outros posts aqui do meu diário, que o pessoal na Alemanha trata os cachorros de forma bem diferente do Brasil. Muitos lugares da Europa são considerados Pet Friendly, que quer dizer que aceita-se a entrada de animais de estimação na maioria dos estabelecimentos. Isso é verdade! É bem comum encontrar as famílias circulando com seus cãezinhos por aí.

Só que tem um porém: cachorro aqui é tratado como animal de estimação. Sim, eles são tratados com respeito, fazem parte do contexto familiar e tudo mais, mas não são tratados com tantas frescurinhas como são os cães brasileiros. Eu, por exemplo, sou tratada como um verdadeiro filho! <3 Rsrs

Se você vai a uma loja de animais (petshop), você encontra o basicão para o bichinho sobreviver, mas nem se compara à quantidade de acessórios, brinquedinhos e petisquinhos que tem aí no Brasil.

Usando roupinha depois da tosa!
Usando roupinha depois da tosa!

 

TIPOS DE TOSA E O MERCADO PARA PETS EM BERLIN

Antes de vir para cá, minha mãe me levou no Petz e eu fiz o que o pessoal chama de tosa bebê, que é um modelo de corte super comum em cães de pelo longo, como eu. Esse modelo consiste em, basicamente, deixar os pelos bem baixinhos e o rostinho arrendondo, ajustado a altura da orelha. Também fiz a tosa higiênica, que é super importante também! Nessa tosa, corta-se o excesso de pelos que nasce entre os coxins das nossas patinhas, do nosso bumbum e da barriguinha. É quase uma depilação íntima, saca? Rsrs

Eu já vim preparado, porque mamãe sabia que talvez fosse difícil achar esse tipo de serviço por aqui. Meu papai, que veio pra cá antes da gente, sondou pela redondeza e não encontrou nada disso. E olha que a gente mora super no centro da cidade, na região da Alexander Platz.

No Brasil, há um Pet a cada esquina! Esse ramo vem crescido muito e movimenta uma grana considerável no mercado brasileiro. Meu avô materno sempre trabalhou em grandes redes de supermecado, e ele contava para gente que muitas unidades desses estabelecimentos não chegavam a vender nem a metade do que a Cobasi vendia em um fim de semana!

Pois bem. Os meses se passaram e os meus pelos cresceram de forma absurda. Eu já contei pra vocês nesse post que uma das principais mudanças biológicas que passei foi esse aumento de pelagem, por conta da alteração brusca de clima que vivi e o rigoroso inverno berlinense.

Exemplo de tosa bebê :)
Minha tosa bebê feita no Brasil :)

 

A MINHA EXPERIÊNCIA NO HUNDESALON

Enquanto mamãe pesquisava para encontrar esse tipo de serviço aqui, fomos nos virando em casa mesmo. Eu adoro quando a mamãe me dá banho, e ela manda muito bem nisso 🙂 com o tempo, ela foi aparando os meu rostinho, os pelos das patas que fazem muito nó, e isso quebrou um galho por um tempo. Mas agora, após quase 4 meses aqui, já não dava mais pra adiar. Eu precisava dar um talento na minha cabeleira.

Minha mãe conheceu a tia Anna do Anna’s Hundesalon durante suas pesquisas na internet. Elas conversaram algumas vezes via Facebook, e no sábado passado, nós fomos lá. Tivemos que pegar dois trens, e o percurso levou mais ou menso uns 40 minutos. É um pouco longe, mas eu adoro passear de transporte por aqui! Fico super comportado e faço vários amigos no caminho.

Eu no trem à caminho do Hundesalon :)
Eu no trem à caminho do Hundesalon :)

 

Chegamos um pouco adiantados, mas logo fomos atendidos. O lugar é bem pequeninho, e meus pais puderam ficar de olho em mim o tempo todo. A Anna nos cumprimentou, e perguntou qual lâmina meus pais queriam que ela usasse.

Cara, sei lá! Rsrsrs não tem essa de modelo de tosa não. A gente mostrou uma foto de uma tosa feita no Brasil, e ela entendeu.

De primeira, ela elogiou meu comportamento e foi super carinhosa. Eu sou muito bonzinho mesmo, gente. Fico quietinho o tempo todo. Daí depois, ela elogiou a qualidade do meu pelo! Disse que muitos cães com esse tipo de pelagem, chegam lá cheios nós. Coitados, né? A minha mãe me escova dia-sim-dia-não para evitar a formação de nós, pois eles são perigosos.

[ ALERTA: uma vez, o Nico (irmão pet da minha mamis) criou uma ferida enorme por conta da fivela da guia que ele usava. Em cima da ferida, formo-se um nó que minha mãe não percebeu. Quando ela foi se dar conta, estava enorme o machucado! Poderia ter feito muito mal para o Nico, se algum bichinho se alojasse lá, por exemplo. Depois disso, mamãe fica super em cima da gente. ]

Quando a tia Anna passou a máquina, o coração da Mamãe gelou. Saiu muito pelo de uma vez e ela achou que eu tava pelado! Mas não… hahahaha é que eu tava muito peludo mesmo. Depois, a Anna fez o formato do meu rostinho, e deu uma picotada no topete dum jeito que a mãe num gosta =/ fala que fica parecendo o Xororó, com o topete espetado.

Na hora do banho, aquele estilo alemão de sempre: um xampu apenas. Na hora de secar, outra coisa diferente: eles usam secadores normais, de cabelo de gente, nada daqueles sopradores dos pets do Brasil. Aliás…. mamãe achou tudo meio caseiro e sem muita técnica.

tosa-wisky9

CONSIDERAÇÕES GERAIS

  • O Brasil está muito a frente quando se fala em prestação de serviço de beleza! Vocês devem ouvir falar que nossos cabeleireiros, manicures e esteticistas são os melhores do mundo. E devem ser mesmo!
  • O serviço desse Hundesalon dá sim para quebrar o galho a cada três ou quatro meses, mas a mamãe cogita comprar uma maquininha e me tosar em casa. O serviço custou 39 Euros!.
  • Elas mandaram bem na tosa do coxins, mas elas não passam a maquinhinha na barriga e no pipi, só aparam com a tesoura.
  • A tia Anna é uma querida, me tratou super bem, o passeio fui bacana e eu até pude entrar num restaurante com os pais depois! 🙂

É isso, pessoal!

Até a próxima!

Lambeijinhos

 

You may also like

1 Comentário

  1. Caramba, não sabia que seria tão difícil achar um Pet em Berlim (já vou pensar em abrir um negócio hahahaha) e realmente compensa ter a própria máquina, comprei uma básica por 200 reais e toso a cada 4 meses o Bruce <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *