Diário do Wisky: Dog Tag e imposto para cães na Alemanha

Dog-Tag-Hundesteuer

Hey, CÃObadinha de web-migos!

Hoje eu vim aqui para falar sobre um assunto importante para a vida de um animal de estimação aqui em Berlin. Além das despesas básicas com vacinas, alimentação, brinquedos e a microchipagem obrigatória, todo mundo que resolve comprar ou adotar um pet por aqui deve considerar o custo extra do imposto para cães na Alemanha. 

Esse valor varia entre os estados, mas aqui em Berlim, a taxa anual para cães é de 120 euros. Se você resolver ter mais de um animalzinho, o valor é ajustado. É preciso ter muita responsabilidade na hora de trazer um pet pra sua casa por aqui, e consciência de que eles devem ser bem cuidados!

A prefeitura da cidade alega que o custo arrecadado nesse importo é revertido para limpeza e manutenção das ruas, devido a “sujeira” que os cachorros fazem.

Não dá para saber se esse custo vai para esse serviço mesmo, mas uma coisa é certa: Berlin é uma das cidades mais sujas que já conhecemos. Não por falta de latas de lixo espalhadas pelas ruas, nem por conta do trabalho de limpeza feito pela prefeitura, mas sim pelo péssimo hábito que o alemão tem de jogar tudo no chão.

Desde bitucas de cigarro a qualquer tipo de lixo que você pode imaginar, o chão de Berlin é mesmo muito nojento. E apesar da fama que circula pelo mundo de que, na Europa, o dono pode levar uma multa caso não recolha as fezes do animal, a gente encontra vários toletões por aí, e se depara com uma porção de donos que fingem que o cão não fez cocô, e saem andando como se nada tivesse cagado acontecido.

Mamãe acha isso um absurdo e morre de vontade de oferecer um dos meus saquinhos de lixo quando encontra com dono sem noção! Mas ela ainda tem muito medo dos alemães, então é melhor não arrumar treta, né? Pelo menos a gente faz a nossa parte e sempre sai com um porta saquinhos. Se o próprio povo daqui não colabora com a limpeza da cidade, nós procuramos representar muito bem o povo brasileiro!

IMG_20151128_174154

Mas o que preocupa mesmo a galera em relação a esse imposto, é que existe a possibilidade de você ser abordado e questionado sobre ele na rua por um policial, ou até mesmo por um oficial do Ordnungsamt. Dizem que isso acontece com mais frequência nos transportes públicos, quando também há fiscalização dos tickets dos usuários. Se seu cachorro não tiver a Dog Tag que comprova a regularização do Hundesteuer, você pode ser multado.

Ouvimos falar também que os oficiais locais podem sondar no bairro onde os donos moram, para perguntar para as pessoas há quanto tempo vocês moram com seu cachorro por ali. Depois que ele cruza essas informações, você terá que pagar um valor referente ao tempo que você sonegou este imposto.

Falando assim, parece meio exagerado, mas é algo que não dá para arriscar. Enquanto a mamis estava dentro do período de turista, que são os primeiros três meses (chegamos em Janeiro desse ano), eu podia andar de bouas, pois era turista também! Mas depois que o visto dela saiu no começo de Abril, eles evitaram sair comigo para lugares movimentados, onde poderíamos ser abordados.

Foi um intervalo de poucas semanas até que conseguíssemos nos organizar, e agora, esse receio acabou! Estou super regularizado para viver e passear por Berlin, tudo dentro da Lei! Se a gente veio morar aqui, tem que fazer tudo certinho mesmo, né?

2016-01-16 (10)

COMO SOLICITAR O HUNDESTEUER 

Para regularizar o Hundesteuer (hunde = cachorro + steuer = imposto) os donos devem preencher este formulário aqui, disponível apenas em alemão, e depois, ir ao Finanzamt para solicitá-lo. O local que nós fomos fica em Neue Jakobstraße 6/7, 10179 Berlin.

Meus pais imprimiram e preencheram esse formulário em casa, e quando chegaram lá, na hora de retirar a senha, bastou escolher a opção hundesteuer na maquinha. Não foi necessário me levar junto… Aliás, é proibida a entrada de animais no local. O que é uma pena, pois eu perdi o passeio =/

Foi tudo bem rápido: meus pais entregaram os papel para moça, já preenchido, e ela pediu o passaporte do papai para confirmar os dados. Depois, ela ficou lá digitando um monte de coisa, e logo em seguida entregou a minha Dog Tag para mamãe. Ela explicou que eu devo passear sempre com ela na minha coleira, pois possui o número do meu registro na cidade.

O pagamento da taxa é feito em 4 parcelas durante o ano (março, junho, setembro e dezembro) e o valor é debitado diretamente da sua conta. No papel que você leva preenchido, constam seus dados bancários para realização desse débito.

É isso, pessoal!

Lambeijos do Nariz de Doce de Leite!

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *