Diário do Wisky: Como viajar com Pets da Alemanha para o Brasil – Parte 2

1b77ee31-22fa-4021-a925-2602bdc1b984

Hey, CÃObadinha!

Hoje voltei para continuar dividindo com vocês as informações sobre o processo para a minha viagem para o Brasil. Minha mamãe e eu sairemos de Berlin no dia 8 de julho às 20h, faremos uma breve escala em Munique, trecho que dura mais ou menos 1h30, e de lá partimos para São Paulo, e são mais 12h de viagem. Chegaremos no GRU lá pelas 5h da matina, horário local.

No post anterior eu contei como foi a pesquisa para descobrir e entender tudo que precisava ser feito. Como sempre, as informações disponíveis nos sites são muito cruas e incompletas, e este foi um dos motivos pelos quais nós acabamos adiando a viagem em um mês. Acho que é bacana ler o primeiro post, para entender direitinho esse daqui.

Mas pra resumir: para viajar para o Brasil, além dos documentos que eu já tive que providenciar para vir para a Alemanha (comprovação michochip + carteira de vacina anti-rábica em dia + laudo da sorologia), também vou precisar de um novo CZI, que é o Certificado Zoosanitário Internacional, documento que comprova a validade de todos os outros e me autoriza transitar internacionalmente.

Quem emite esse documento no Brasil é um setor chamado Vigiagro, que fica no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Eu precisei fazer um para poder vir pra cá! Já aqui em Berlin, o responsável por esse trâmite é o Veterinário Oficial (Amtstierarzt), um cara autorizado para validar e assinar o meu CZI. Há um profissional desses em cada distrito da cidade e, no meu caso, vou no Vet Oficial de Mitte.

MISSÃO IMPOSSÍVEL:

A COMPRA AS PASSAGENS E A RESERVA DA MINHA VAGA NO AVIÃO

Para viajar na cabine do avião com a minha mãe, e não no compartimento para Pets, é necessário confirmar se o vôo desejado tem disponibilidade para animais. É muito importante que você cheque essa informação POR TELEFONE antes de comprar da passagem, pois se o vôo não tiver mais vaga para o seu pet, e você já tiver efetuado o pagamento, você vai ter que pagar uma taxa para trocar por um vôo com vaga disponível.

Isso aconteceu com a gente quando viemos para Berlin em janeiro e deu um super trabalhão. Quem comprou as nossas passagens foi a moça da empresa em que meu papai trabalha, e acho que ela não deve ter se atentado a esses detalhes (porque é uma parada muito complicada mesmo de fazer, coitada). Como foram dois vôos diferentes (de São Paulo à Munique e de Munique à Berlin), a Cia Aérea só fez a minha reserva para o segundo trecho. O que foi uma grande burrice né, caras… pois eu sequer teria saído do país!

Acabou que pra trocar de vôo, a empresa teve que pagar essa taxa que não foi nada barata. Sabendo disso, meus pais pesquisaram algumas opções de vôos que estavam com os melhores preços. Nessa época do ano as passagens pro Brasil custam os olhos da cara! Por esse motivo também tivemos que adiar a viagem, pois na verdade, a gente queria viajar agora no final de junho.

Outro agravante é que eu só posso viajar pela Lufthansa (a cia aérea mais cara aqui da Europa). Além de ser a melhor cia para viajar com animais – pois ela tem um compartimento climatizado somente para eles, diferentemente das outras, onde eles vão junto da bagagem – é única em que eu consigo ir junto com a mamãe na cabine, de acordo com meu tamanho, peso e raça.

Não é frescura nossa, nem que a gente quer dar uma de chique. Minha mãe tem pavor só de se imaginar longe de mim por tanto tempo, sabendo que eu estou sozinho lá embaixo. Talvez com medo, com frio, inseguro. Muitos donos de animais não viajam com seus pets por conta disso. Se eu não pudesse ir com ela na cabine, eu não viajaria… Acho que nem ela, viu?

As outras Cias aéreas não transportam Shih tzus e outras raças consideradas de focinho achatado. Já a Lufthansa, por ter esse compartimento especial, e ter o limite de peso de até 8kg (animal + bolsa de transporte), transporta sim, mas alerta os donos a avaliarem as condições de saúde dos seus pets. Eu viajei tranquilamente na cabine com ela para cá, não tivemos nenhum problema.

Bom, com as opções de vôos escolhidas, nós pedimos para minha sogra Mariana, mãe da minha namoradinha Meg, ligar na Lufthansa do Brasil para checar as disponibilidades para pets em cada um deles. Nós até tentamos fazer isso daqui, mas toda a triagem da ligação é em alemão, e a gente não conseguia entender nada! hehehe

Meus pais e a Mari ficaram se falando por Skype, e eles passaram todas as informações direitinho para ela, que logo telefonou pra Lufthansa. Enquanto isso, meu papai estava com as passagens na tela, prontas para concluir a compra da que tivesse vaga pra mim. A atendente checou todos os vôos, e disse que eu podia viajar em qualquer um deles! Daí nós escolhemos o que tinha melhor horário e finalizamos a compra, enquanto a Mari estava com atendente no telefone.

Depois disso, meu pai recebeu o código da passagem por e-mail, que a Maria informou para a moça na hora, e ela fez a reserva para mim. Em alguns minutos recebemos por e-mail de novo a confirmação de animal doméstico na cabine, tanto na viagem de ida, quanto na viagem de volta, em todos os trechos. Daí depois foi só comemoração, alegria e início da contagem regressiva!

Obrigado, sogrinha linda! <3

O QUE DEVEMOS LEVAR PARA RETIRAR O CZI

Com a data da viagem marcada, nós entramos em contato com o Vet Oficial de Mitte para agendar o dia em que devemos levar minha documentação para retirada do CZI. Esse dia está agendado para 4 de julho, e ao contrário do que a Vigiagro pede no Brasil, eu devo ir junto com a minha mãe. É preciso levar:

  • O CZI que me permitiu sair do Brasil e entrar na Alemanha;
  • Novo formulário CZI já preenchdio com todas as minhas informações;
  • Minha carteira de vacinação com a data e etiqueta da minha última vacina contra raiva;
  • Laudo da minha sorologia que comprova que não tenho a doença da raiva;
  • Passagens com as datas da viagem e comprovação da minha reserva.

Além disso, hoje tive que tomar um Drontal, remédio contra vermes internos, e aplicar um anti pulgas e carrapatos no meu pescocinho. É preciso fazer isso 15 dias antes da viagem e declarar essa medicação no CZI, desse jeito: 

Português:

  • Tratamento preventivo contra endoparasitas (incluindo echinococcus sp)
  • Drontal Plus 660mg – Princípio ativo: Praziquantel 50mg /
  • Pamoato de pirante 144mg / Febantel 150mg / Fabricante: Bayer
  • Tratamento preventivo contra pulgas e carrapatos: Zecken- und Flohshutz Spot on
  • Princípio ativo: Margosa Extrakt 50 g/L, Ethyl butylacetylamino propionate 50 g/L
  • Fabricante: Beaphar – Data e hora de administração dos medicamentos: 23/06/2016 às 14h

Alemão:

  • Vorbeugende Behandlung gegen Endoparasiten (einschließlich echinococcus sp)
  • Drontal Plus 660mg – Wirkstoff: Praziquantel 50mg /
  • Pamoato de pirante 144mg / Febantel 150mg / Hersteller: Bayer
  • Vorbeugende Behandlung gegen Flöhe und Zecken: Zecken- und Flohshutz Spot on
  • Wirkstoff: Margosa Extrakt 50 g/L, Ethyl butylacetylamino propionate 50 g/L
  • Hersteller: Beaphar Datum und Zeit der Verabreichung des Arzneimittels: 23.06.2016 um 14 Uhr

 

PRÓXIMOS PASSOS

Assim que eu chegar no Brasil, vou ter que ir na minha veterinária, refazer a vacina contra raiva. Ela vencerá no dia 11 de julho e não pode passar disso. Senão eu teria que fazer todo processo de novo no Brasil =/ Chegou no sábado, dia 9, descanso no domingo e vou na Dra. Satie na segunda. Poxa, eu mal chego e já vou levar picada de vacina!

Agora é pegar firme na dieta, pessoal. Como eu disse lá em cima, eu e a minha bolsinha de viagem, devemos pesar juntos até no máximo 8kg. Eu fiz uma super dieta para vir, pois eu tava meio gordinho. Agora, eu tô no meu peso ideal, mas continuamos acompanhando e monitorando todos os dias para que não dê problema lá na hora.

Para vir para Berlin, eu e a bolsinha estávamos pesando 7,500kg! Ufa! rs agora tem que dar a mesma coisa, porque se passar do limite deles… Não poderemos viajar. Credo, isola! Bate na madeira! Vou viajar sim, seu Deus quiser!

Mamãe diminuiu minhas porções de comida, e à noite, vou comer ração light. Faz parte, né? Todo esforço vai valer a pena quando eu reencontrar nossa família do Brasil!

A saudade é deles é MAIOR que a nossa distância!

Até o próximo post!

Lambeijos do Wisky

 

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *