Decorando o apê de Berlin! Ideias e referências para as áreas sociais

501677bd66a7327b356d8898a86a9222

Hoje vamos falar sobre decoração de interiores!

Quem me conhece sabe que eu adoro esse assunto e sou viciada no Pinterest! Gosto tanto de pesquisar inspirações de decoração que dividi os meus álbuns de lá em diversas categorias. Se quiser, dá uma fuçada no meu perfil!

Uma das partes mais legais de ter me mudado para Berlin é a oportunidade de mobiliar e decorar o novo apartamento! Quando nos casamos em 2014 montamos nosso primeiro cantinho, mas hoje vejo que a falta de experiência e a ansiedade para deixar tudo pronto, fizeram com que a gente cometesse alguns errinhos.

Nosso primeiro apê era todinho branco, pois como era bem pequeno, optamos por deixar tudo mais claro, para dar uma ampliada. Porém, isso acabou não dando certo, pois nós escolhemos móveis muito grandes e robustos, que deixaram os espaços mais apertados.

0f8702e8-c24e-4d33-98ee-13f5c228d267
planta do nosso primeiro apartamento do Brasil

Nosso desejo era acomodar bem as visitas, e como nossas famílias são grandes, nós utilizamos o espaço da sala de estar para colocar apenas uma mesa de jantar com 6 cadeiras, e fizemos no segundo quarto uma salinha de TV. Com o tempo nós fomos percebendo que não recebíamos tantas visitas assim, e que os grupos de pessoas eram sempre menores do que a gente previa receber. Ou seja… Não era necessário ter uma mobília tão grande assim, e os dois ambientes acabavam separando as pessoas, que se amontoavam em um dos ambientes para estarem juntas sempre (rs).

Depois que conheci o Pinterest, eu comecei a ter uma ideia mais real de como podemos aproveitar e otimizar  espaços pequenos. Acho que teria sido mais bacana se a gente tivesse montado uma salinha mista, com sofá, TV e uma mesa pequena. Isso já acomodaria bem as visitas e supriria as nossas necessidades diárias,. Nós ainda poderíamos ter montado um escritório no segundo quarto, algo que o Will sentia muita falta quando precisava trabalhar de casa aos fins de semana.

Essa teria sido a melhor opção para o nosso primeiro apê no Brasil
Essa teria sido a melhor opção para o nosso primeiro apê no Brasil

 

Nossos pais nos alertaram muito sobre essas coisas na época, mas nós fizemos o que o coração mandou rs. O bom de ter “errado” na primeira vez é que, pouco tempo depois, nós pudemos recomeçar e colocar em prática o que já sabemos que funciona e o que não funciona. No final das contas, tudo valeu a pena e nós fomos muitos felizes lá!

O apê aqui de Berlin é um pouco maior, a disposição dos cômodos é melhor e tem uma pegada mais rústica. O piso é de uma madeira escura e a cozinha, que já veio completa quando alugamos, é toda cinza. Pensando nisso, a gente quis dar uma cara mais intimista e aconchegante pro apartamento, usando cores mais acolhedoras e amadeiradas.

cores-post

Esse é o nosso apê!

5ce4e77c-1b96-4a64-9520-537ccecb9a11
Planta do nosso apê aqui de Berlin

 

Como a instalação da internet e da TV à cabo fica naquela paredona que vocês estão vendo ali na sala, o raque da TV ficou ali. Nós posicionamos o sofá no centro da sala, em frente ao raque, e vamos colocar uma mesa de centro + um tapete LINDO como esse da foto a esquerda! Quando vi esse tapete da Ikea aqui de Berlin… Eu pirei! Sempre ficava louca nas composições que vejo no Pinterest com ele… agora é só ir buscar!

Inspiraçãões para a nossa Sala de Estar! <3

sala-post

Como eu disse lá no comecinho, a cozinha já veio prontinha e toda equipada quando alugamos. Ela é muito bonita e prática, mas não tem muito o que fazer pois… Ela é só uma parede, e não um ambiente exclusivo. Estou pesando em comprar umas coisas bacanas para colocar na bancada, mas nada muito poluído. Quero manter essa pegada clean que foi proposta é comum nas cozinhas daqui.

Inspirações para nossa cozinha! <3

cozinha-post

A sala de estar será o ambiente mais bacana da nossa casa! Seguindo a planta como referência, vamos fazer um cantinho Home Office na parede em que divide o quarto/banheiro com a sala. Vamos colocar uma mesa para os nossos notes e uma estante de nichos. A ideia é reunir nossos livros, garrafas e trequinhos e um só lugar. Espero que fique bacana!

Inspirações para o nosso Home Office! <3 

homeoffice-post

Como aqui é frio (muito muito frio) na maior parte do ano, é quase automático que você sinta a necessidade de ter algo para pendurar as roupas logo na entrada de casa, já que precisamos de roupas pesadas para sair, e chegamos morrendo de calor. A casa geralmente está quentinha por conta dos aquecedores. A nossa ideia é colocar uma arara na entrada, não só para as nossas roupas, mas também para quem quiser nos visitar!

Referência para a arara da entrada do apê!

Pictures22

O nosso banheiro também já estava quase completo. Esse recuo que fica em frente ao espelho serve como uma super prateleira para colocarmos nossas coisas, mas como não tem nenhuma bancada ou gaveta (algo que é bem caro por aqui) nós vamos trazer um carrinho como estes, para colocarmos os demais objetos que devem ficar no banheiro.

Ideias para o nosso banheiro! <3

banheiro-post

A área de serviço é bem pequenininha, mas é bacana porque fica separado de todo restante da casa. Assim a gente pode colocar todos produtos, varal, caixas e cesto de roupas, e deixar a porta fechadinha. O que me incomodava MUITO no apê do Brasil é que a área de serviço era continuidade da cozinha… Tínhamos planos para separar as duas áreas, mas acabamos adiando por conta do orçamento. Aqui a única coisa que vou precisar é de uma estantezinha como esta, para guardar e separar os produtos de limpeza.

Otimizando a área de serviço! 

a293f5ff4409a048e4f16b2bbb8b997d

 

Bom, espero que tenham gostado do primeiro post sobre a decoração do ap! Quando os cômodos ficarem prontos, mostro tudo aqui no Blog! 😉

Até mais!

Beijos

You may also like

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *