DE MALA PRONTA! – como organizar sua bagagem e fazer uma viagem confortável

836e8bac7b2dc92c9d0074289b986bcf

Hey, pessoinhas!

Hoje terminei de fazer a minha mala de viagem pro Brasil! Wisky e eu viajaremos nessa sexta-feira, dia 08/07 e ficaremos 40 dias em terras brasileiras! <3 Tempo o suficiente para matar a saudade da família, rever os amigos queridos e fazer um montão de coisas que a gente adorava fazer com todos eles!

Comecei a separar minhas coisas e a fazer uns testes com a mala na semana passada (é importante fazer as coisas com o mínimo de antecedência né) e eu me deparei com alguns probleminhas. O primeiro deles é que nessa época do ano é inverno no Brasil, e por mais que as estações não sejam tão definidas quanto são aqui na Alemanha  (vira e mexe faz um calorão bem fora de contexto climático) eu precisei fazer uma mala com roupas mais quentes, maiores e mais pesadas, que ocupam bastante espaço.

No Brasil eu só tenho roupas de calor. Quando nos mudamos para Berlin em janeiro, estava um frio de rachar, e não ia fazer muito sentido trazer roupas fresquinhas. Deixei tudo no Brasil com a intenção de trazê-las para cá agora no meio do ano, quando começa a esquentar pra valer.

Além das minhas roupas, também estou levando lembrancinhas para galera, e como alguns itens são mais delicados, precisei proteger tudo com um plástico bolha, que tenho guardado das encomendas que pedimos aqui pra fazer exatamente isso. Não sou muito de guardar papéis e embalagens, sempre saio jogando tudo fora, mas é sempre bom usar a cabeça e pensar no que você poderá reutilizar um dia.

COMO MONTAR BAGAGEM COM ROUPAS E PRESENTES

Eu protegi todas as laterais da mala com plástico bolha, depois forrei o fundo com as minhas calças e os meus casacos. Em cima disso, coloquei outra camada de plastico bolha que revestiu cada um dos presente mais frágeis. Depois, coloquei maaaais uma camada de plástico bolha, e em cima dela, os presentes mais resistentes. Por fim, coloquei as minhas blusas, cardigans, acessórios, pijamas e etc. Nessa imagem você consegue entender melhor como eu fiz.

Outra coisa que você também pode fazer pra proteger itens frágeis da bagagem é colocá-los dentro das suas meias e/ou enrolá-los com as próprias peças de roupas. Também é bacana isolar cada objeto revestido, colocando alguma peça de roupa enroladinha entra cada um deles.

Dessa vez, fiz umas espécias de ondinhas para revestir, proteger e separar os presentes, que também já estão embalados com papel normal e papel de presente. Eu acabei esquecendo de tirar foto de como tudo ficou na mala, mas bolei esse exemplo para vocês verem como é fácil e também pode ser feito com roupas e toalhas.

IMG_20160705_191450-2

Fizemos isso quando compramos algumas garrafas de vinho Chile e deu super certo! Pode parecer exagero, mas é melhor pecar pelo excesso e proteger tudo, pra não ter prejuízo.

Eu também coloquei uma frasqueira na base na mala, que por enquanto está vazia, mas eu vou colocar os itens de higiene que usarei até o dia da viagem. Ela está com o zíper virado pra cima, então depois é só abrir e colocar essas coisas lá.

No bolso da tampa da mala, eu coloquei meu AllStar velho-de-guerra (sim eu uso o mesmo tênis há 7 anos #mejulguem) um ziploc com roupas íntimas e meias, e deixei um espaço para colocar o que eu lembrar de última hora até sexta-feira. Não estou levando mais sapatos porque deixei praticamente todos os que eu tenho no Brasil, assim como as bolsas.

Ah, e por falar em estilo, a minha sorte é que eu sou super básica. Como só posso despachar uma mala, acho que eu sofreria se fosse uma pessoa mais vaidosa nesse sentido. Estou levando algumas peças coringa (veja algumas dicas aqui) com tons parecidos para que eu possa combinar de formas diferentes, sem parecer que tô sempre com a mesma roupa. Não que eu me preocupe com isso, pois se até Kate Middleton repete roupa, meu bem, porque eu não repetiria?

Bom, de uma maneira geral, na minha mala de volta pra Berlin, o espaço ocupado agora pelos presentes e o plástico bolha, será ocupado pelas minhas roupas de verão e outras coisas que quero comprar aí. Ah, eu não estou levando remédios, pois vou ficar na casa dos meus pais, e minha mãe possui uma verdadeira farmácia (rs). Mas se esse não for o seu caso, não esqueça de preparar uma bolsinha com alguns medicamentos para possíveis emergências.

8aaa2b7b01a84374e7c0d7126dc9e8a0

CARRY-ON TRAVEL: A BAGAGEM DE MÃO

A mala de mão também foi um dos meus probleminhas. Como o Wisky vai viajar comigo na cabine, eu precisei encontrar uma mala prática para carregar as minhas coisas, pois já vou ter que levá-lo dentro da bolsinha de viagem dele. Em alguns momentos, nos aeroportos, ele pode andar no chão, mas em outros, os funcionários pedem para que eu o carregue na bolsa ou no colo. Ainda não saquei muito bem qual o critério disso, mas eles devem se preocupar se o cachorro vai fazer sujeira ou incomodar outras pessoas.

Quando viemos pra cá, eu trouxe uma mochila nas costas e não achei que foi muito prático. Toda hora eu tinha que colocar a bolsa do Wisky no chão para tirar a mochila para pegar alguma coisa, e isso era um saco. Daquela vez o Will também estava comigo, o que ajudou muito, pois ele levou mais peso na mochila dele, pra eu poder carregar o Wiskynho. Dessa vez somos só eu e meu filhotinha, sem ajuda do papai.

Dei uma pesquisada sobre o que é essencial trazer na bagagem de mão, e qual seria o modelo mais prático pra mim. No dia-a-dia eu adoro usar bolsa estilo carteiro, pois acho bem prático não ter que tirá-la do ombro pra pegar alguma coisa, e ainda fico com os braços livres. Então comprei uma bolsa preta bem basicona, que tem a opção de alça lateral, e que acomoda bem os itens que vou levar.

Tentei ser o mais simples possível na montagem dessa bolsa, porque eu tenho mania de ficar me prevenindo e quase sempre não uso tudo aquilo. Como estou indo para a casa da minha família, não vou levar nenhuma muda de roupa extra na bagagem de mão, que é algo super recomendado pra viagens internacionais, caso sua mala seja extraviada.

f579e44e49ccc0c733b91c39df33b87f

MINHA BAGAGEM DE MÃO 

  • Ziploc com as coisas que o Wisky pode precisar no vôo: uma cobertinha, uma roupinha, o bebedouro portátil e um brinquedinho para ele se distrair durante a viagem.
  • Ziploc com um livro, um caderninho, uma caneta e um guia em inglês para viajantes. Esses provavelmente são os itens que vou descartar até lá, pois eu vou acabar dormindo e/ou assistindo filme durante o vôo. Também não preciso desse guia porque tô deitando no inglês #SQN.
  • Pasta com toda documentação que o Wisky precisa para viajar, entre outros documentos pessoais
  • Necessaire:  Não sou do tipo que fica retocando maquiagem não, mas acho que esse é um bom exemplo de necessaire + básica e essa é um pouco mais completa. Ah, é importante você dar uma pesquisada sobre aquela parada de não pode levar líquidos na bagagem de mão. Eu só vou levar o sorinho da lente mesmo, caso eu queira tirá-la para colocar o óculos.
  • Blusa de frio e travesseiro de pescoço pra usar no avião
  • Carteira, passaporte, celular e carregador.

Eu vi essa dica de colocar as coisas em bolsinhas/saquinhos e achei super bacana. Vai facilitar bastante na hora de colocar as coisas na esteira e recolocá-las na bolsa.

LOOK DA VIAGEM

Gente, fala sério. Não sou esse tipo de pessoa que fica pensando em look para essas ocasiões, mas tenho que reconhecer que é importante considerar a utilidade e no conforto da roupa que vamos usar durante o vôo. Lembro que quando voltei do Chile, coloquei uma legging de cintura alta apertada pra caralho que me incomodou muito e quase passei mal no avião.

Também pra vir pra Berlin, não trouxe uma blusa de frio confortável e maleável, dessas que são mais fáceis de dobrar e colocar na bolsa. Acabou que quando eu vesti, ela começou a atritar com a camisa que eu tava por baixo e mais atrapalhou do que aqueceu.

Ou seja: CONFORTO é o critério, meus amados. Tênis ou sapatilha, calça jeans ou legging, blusinha básica e um agasalho. Just it.

E vocês, pessoal? Têm alguma dica bacana de como organizar melhor nossas malas de viagem? Se tiverem, deixem seus comentários! 🙂

Amanhã vai ter post no Diário Wisky e a gente vai contar a versão dele dessa história toda viagem e tudo que fizemos para tirar a documentação dele!

Beijos

 

 

You may also like

2 Comentários

  1. Que ótimo esse guia, Nati <3 Sou bem básica como você, minha dica sempre seria: menos é mais. Eu viajo geralmente com o básico, muitas vezes só com um par de sapatos + um chinelo e tá ótimo =3

    Espero que façam uma boa viagem e eu quero te veeeeer <3

    Beijocas

    1. Obrigada, Vivis! Adoro o jeito com que vc curte suas viagens, priorizando o momento, não essas frescuras que o povo faz! rsrs nos vemos em breve! 😉 beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *