Como melhorar a sua produtividade no trabalho e na vida pessoal

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Trabalho com atendimento ao cliente desde o início da minha carreira em 2009  e ultimamente tenho conversado bastante com outros profissionais da área, ou mesmo com pessoas próximas que curtem meu jeitão neurótico dinâmico de me organizar, tanto no trabalho, como em casa. Por isso resolvi reunir algumas dicas pra vocês aqui no blog!

Escolha uma ferramenta com qual você se identifica pra que possa se organizar. Poder ser a agenda do Google, algum aplicativo que gerencie tarefas, ou até mesmo um caderninho pessoal. Qualquer coisa é válida desde que funcione pra você!

Vamos lá? 😉

Organização pessoal

  • Planeje-se. Aproveite o início do ano para marcar em seu calendário todos os acontecimentos importantes do ano, determine seus objetivos para cada mês, vá distribuindo tudo em metas semanais e organizando todas as tarefas diárias;
  • Antes de dormir liste tudo que você precisa fazer no dia seguinte, defina as suas prioridades e estabeleça prazos pessoais;
  • Não acumule funções e faça um mapeamento de todos os seus prazos. Assuma o que só você pode fazer, adie o que pode ficar pra depois e/ou delegue as demais atividades a quem estiver disponível;

Tenha foco:

  • Divida seu dia de trabalho em três períodos: manhã, pós almoço e fim do dia. Distribua suas atividades de acordo com o prazo que você precisa cumprir. Tente finalizar as coisas mais urgentes logo no início do dia, para conseguir dar continuidade às tarefas secundárias;
  • Se você é uma pessoa que perde o foco com facilidade, tente não se distrair  com outras coisas. Reserve períodos do dia para fazer isso, como a hora do almoço ou a pausa para o café no meio da tarde, por exemplo;
  • Tente não interromper atividades em andamento e que foram programadas e priorizadas por você. Aprenda a medir e organizar seu próprio tempo.

Surgiu um imprevisto? Defina se:

  • É uma bomba: Pare o que está fazendo e tente resolver de forma objetiva. Veja se é responsabilidade sua ou se precisar ser delegado a outra pessoa. Retome o que estava fazendo quando puder e nunca comece uma 3ª tarefa;
  • Pode se tornar uma bomba: Dê atenção ao problema, mas não pare definitivamente o que está fazendo para resolvê-lo. Agilize a atividade atual e assuma a “possível bomba” logo que terminar a tarefa atual;
  • Isso pode esperar: Anote/registre o que deve ser feito, consulte as demais tarefas que ainda precisam ser entregues, compare a prioridade desta junto as demais e reorganize tudo. Retome o que estava fazendo logo em seguida.

Com a equipe:

  • Seja pró ativo, parceiro e disponível, mas não assuma responsabilidades que não são suas;
  • Não sofra pela falta de comprometimento e resultado de outros profissionais. Veja se você pode oferecer ajuda (em caso de dificuldade) ou cobre um feedback (em caso de corpo-mole). O importante é fazer com que isso não interfira na sua produtividade e seus prazos.

Tente fazer tudo isso com a máxima qualidade e um lindo sorriso no rosto! <3

 

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2 Comentários

  1. Naty arraso…era tudo que precisava.
    Procuro me oorganizar no meu dia a dia, também não sou nenhuma tapada kkkkkkkkk…dou o meu melhor.
    Porem com esse seu modo de organizar, suas dicas se torna muito mais facil.
    Vou adquiri isso consetteza, aprovadissimo…

    Beijooooooooooo….

  2. Ótima ideia Nah em anotar as coisas em uma agenda, acho que fica mais prático e mais difícil de esquecer…
    Comecei a fazer isso essa semana, porque eu acabava esquecendo algumas coisas aqui do banco devido demanda de contas.

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