Castração – Dúvidas, cuidados e comportamento do cão durante o pós operatório

dog_home_1920x1200

Sempre costumo dizer que nós, os Dog Lovers, nos identificamos rapidinho. Nunca fiz amigos indo ao mercado ou à farmácia, mas já conheci muita gente legal no Pet Center, na Cobasi, ou mesmo na rua passeando com meus pets. Acho que os próprios cachorros fazem essa aproximação entre si, e isso acaba quebrando o gelo e fazendo com que os donos também conversem.

Esse assunto me interessa muito! Gosto de ler sobre comportamento canino, adestramento e tudo o que envolver o universo dos cães. Como eu tive que ralar muito para convencer meus pais a trazer a Nico pra casa, pesquisei bastante sobre tudo isso, pra poder montar meu discurso e finalmente convencê-los de que aquela era a melhor coisa que poderíamos ter feito pela nossa família <3

Há algum tempo fiz um post falando sobre os cuidados no pós operatório dos cães, tentando compartilhar a minha experiência como dona. Pouco ou quase nada se fala sobre isso na internet. A gente encontra N informações sobe os benefícios, mas nunca encontrei ninguém relatando o que acontece, como a gente deve cuidar, como eles reagem, e como nós devemos nos preparar. Acabei aprendendo na marra, sofri um bocado e me surpreendi com uma série de coisas que acontecem depois da cirurgia.

Meu post tem recebido muitos comentários desde que o publiquei! Sinto uma satisfação tão grande quando vejo que consigo ajudar os outros donos com essas informações, que posso tranquiliza-los ou encorajá-los a tomar essa decisão. E foi com base nesses comentários (obrigada, galera!) que eu decidi fazer um post com as dúvidas e receios que todos nós, Dog Parents, nos deparamos durante a castração dos nossos pets.

Vamos lá?

1. Preparação: Como devo deixar o ambiente para recebe-lo depois da cirurgia?

Free_Scenery_Wallpaper__Includes_a_Sleeping_Dog_and_a_Lovely_Doll_Do_They_Look_Alike

O pet deve dormir em uma caminha mais baixa pra que ele não se esforce muito para subir ou descer. Coloque cobertores quentinhos, limpos e macios, e uma roupa sua, pra que ele sinta seu cheirinho, durma e descanse tranquilamente. O local onde ele vai permanecer deve ser arejado e aquecido. Não deixei que ele acesse escadas, suba em sofá e camas, ou fique em locais muito escorregadios e deixe tudo no esquema: caminha, brinquedos indicados, água, comida, tapetinho/jornal e… Você.

2. Comportamento: É normal que o pet fique de canto, escondido e com cara de dor?

10

Sim, é super normal, principalmente nos primeiros 3 dias. Depois disso, se ainda parece que ele sente muita dor, vale bater um papo com o vet. Toda reação pós cirurgia tem uma estreita relação com a personalidade do cão. Tem que uns que são mais dramáticos, outros são mais bonzinhos, outros mais agitados. Faz parte.

O Nico aparentava muita dor no começo, mas depois me parecia mau humorado, incomodado com a roupinha, não queria brincar e nem passear. Como ele é um cão mais bravo, marrentinho e de personalidade forte, eu sabia que ele tava de saco cheio de tudo aquilo, mas eu já notava que não era mais dor. Já o Wisky não aparentou tanta dor, e me parecia meio cansadinho, mais dengoso, pedia colo. De vez em quando ele brincava com os ursinhos, mas nada muito agitado.

Ou seja, se você é um bom dono, certamente saberá identificar quando a reação é normal ou não.

3. Apetite: É normal que o pet fique sem sede e sem fome?

dog-eating-rice

Sim, é completamente normal. Mas isso não quer dizer que esse quadro deve permanecer por muito tempo. Não é bom forçar a barra com a comida no início. Os animais são muito inteligentes e conhecem os próprios limites de seu organismo. Eles sabem que tem algo diferente acontecendo, que talvez não vai cair bem bater aquele pratão de ração, ou que se beberem água, pode dar um certo enjôo. Por isso eles ficam um tempinho na deles, tentando assimilar e se recuperar. Quando a fome e a sede apertam, instintivamente, eles buscam água e comida.

Porém, cabe ao dono monitorar todo esse processo natural que eles passam e interferir quando necessário. Por exemplo: eles até podem ficar um ou dois dias sem comida, mas não podem ficar muito tempo sem água em hipótese alguma. Caso ele não esteja sentindo sede, você pode tentar dar água para ele em um recipiente diferente (desperta a curiosidade), ou pode jogar uns jatinhos de água com uma seringa, ou mesmo usar um algodão molhado. Depois que fizer isso, deixe o potinho cheio de água por perto pra que ele comece a ir sozinho até ele.

Se ele não quiser comer a ração, você pode fazer umas papinhas de legumes, arroz integral, franguinho cozido. Nada com muito tempero, mas uma alimentação balanceada, diferente e apetitosa certamente vai despertar a fome dele. Com o passar dos dias, vá misturando à ração e volte à rotina alimentar normal ao final da recuperação.

4. Hábitos e rotina: Ele pode brincar e passear normalmente? Tenho outros pets, e agora?

isolated jack russell terrier holding leather leach over white background

É muito importante que você faça seu cão perceber que está tudo bem. Privá-lo de fazer as coisas que ela gosta só vai deixa-lo mais apreensivo. Você pode guardar aqueles brinquedos que o deixam mais agitado (como as bolinhas, por exemplo) e comprar uns dois brinquedinhos novos que agucem a curiosidade, a fome e a concentração, como ossinhos e brinquedo de borracha (que também despertam a sede!).

A rotina de passeios deve ser mantida, mas você pode optar por horários mais tranquilos e frescos, levá-lo a lugares limpinhos onde vocês possam sentar na grama e curtirem uns minutos juntos, descansando. Isso vai deixa-lo muito feliz!

Se você tem outros animais em casa, vale uma análise mais crítica. Se os outros forem muito agitados, avalie se não vale a pena deixa-los na casa de alguém de confiança nos primeiros dias, enquanto o cão em recuperação passa pela fase mais sensível da cirurgia. Se isso não rolar, você pode deixar o cãozinho no local mais tranquilo da casa, distante dos outros, até que ele comece a se sentir melhor. Depois disso, reaproxime a matilha com cuidado e monitore as brincadeiras e as possíveis tretas que sempre rolam entre eles.

5. Medicação e cuidados: Ele deve tomar remédios? Como devo proteger o local do corte?

cachorro-cone-10

A medicação será pré determinada pelo veterinário. Provavelmente ele receitará um antibiótico, um anti-inflamatório e dipirona, para aliviar a dor. Para proteger o corte, recomendo o uso das roupinhas cirúrgicas (compre dois ou três, pois é provável que ele molhe quando for fazer xixi, e vc precisará trocar) e do cone da vergonha, para animais muito grandes ou muito pentelhos. Fique de olho se o curativo está sequinho, se não tem sangue ou pus, e se não tem nenhum sinal de alergia. Wisky ficou todo vermelhinho em volta do esparadrapo, por isso tive que entrar com uma pomadinha pra aliviar.

6. Reações estranhas: Vômito é normal? Ele pode ficar desidratado? E se ele não fizer cocô e nem xixi?

mainhome1_600x450

Essas são questões bem particulares que devem ser acompanhadas pelo vet de confiança. Meus dogs não vomitaram, mas o Nico demorou uns 4 dias pra fazer cocô (tivemos que dar uma colherzinha de Activia pra ajuda-lo), e o Wisky segurou o xixi por um dia inteirinho.

Ah, importante: não se assuste com o xixizão que eles fazem depois da cirurgia! Os vets dão muito soro para eles, por isso fazem tanto assim. O cheiro também permanece forte por uns dias por conta da medicação. Eles ficam com receio por causa dos pontos e da roupinha, mas é fisiológico, uma hora dá certo. Você pode tentar levá-lo ao jornal/tapetinho de vez em quando, para encorajá-los. Eu fiz isso com o Wisky, e fiquei segurando-o pela barriguinha, e aí ele fez!

Eles só ficarão desidratados se você não seguir as recomendações acima e ele ficar muito tempo sem água. O vômito acontece quando alguma comidinha não caiu bem, ou os antibióticos estão agindo na barriguinha deles. Acontece com a gente também, né?

7. O papel do dono: Como eu devo agir com meu cão?

health_benefits

É responsabilidade do dono monitorar todas essas reações e identificar quando algo está fora do normal. Como eu disse, você também deve fazer com que o pet perceba que está tudo bem. Portanto, segure o drama e tente agir normalmente. Sorria, brinque, transmita tranquilidade, dê bastante atenção, mas respeite o espaço e o tempo dele. É bacana evitar visitas em casa, barulhos e agitação, se você sabe que esse tipo de coisa agita/estressa seu cão. Nico tá acostumado com casa cheia, e dá atenção se quer e quando quer (ainda me questiono se ele não é um gato disfarçado de Lhasa Apso viu? rs). Já o Wisky fica agitado com gente em casa sim. Só meus pais foram fazer uma visitinha rápida pra ele, e como ele tá acostumado com os dois, gostou muito, fez muito bem.

8. Programação: Como devo me programar para a cirurgia?

Robinson_two_dogs

O ideal é que algum membro da família, responsável e apto para dar conta de tudo que escrevi até agora, fique com ele durante todos os dias do pós operatório. Cachorro é igual criança, se você se distrai, apronta alguma. Tenho certeza que nenhum pai deixaria seu filho com menos dez anos de idade sozinho, enquanto se recupera de uma cirurgia. Encaixar esses dez dias em suas férias é uma boa opção, assim como eu fiz. Se não tiver jeito, você pode pedir a ajuda de algum parente ou amigo disponível, que possa ficar com ele enquanto você está fora, e que tenha  uma boa relação com o cão. Eu ainda prefiro a primeira opção, seu cão sempre vai querer estar perto de você.

9. E quando o coração da gente aperta de dó?

untitled

Não se esqueça de que você tomou a melhor decisão para o seu cãozinho, e que todo esse processo dura apenas alguns dias.  E o que são alguns dias comparados a uma vida mais saudável e feliz, não é mesmo? Pensamento positivo, confie na posse responsável e tenha fé que tudo dará certo. Logo logo seu pentelhinho tá de volta à ativa!

Beijo, galera!

 

 

 

You may also like

103 Comentários

  1. Nati quero te agradecer de coração por esse post. Amanhã meu pequeno irá passar pela cirurgia, e meu coração tá que não se aguenta!!! Todos falam que é simples mas eu quero cuidar muito bem dele no pós operatório!! Obrigada por compartilhar suas experiências!! Foi muito fofa!! Um beijo enorme!!!

    1. Ah, que bonitinha! Eu já tinha visto seu comentário aqui, mas acabei respondendo no Insta antes. Além da resposta, ganhei uma nova amiga! hehehe me mande notícias sobre seu baby! Fico feliz em ter te ajudado <3 beijos, adorei te conhecer.

      1. A minha, fez há três dias, tudo tranquilo, tal como li aqui as informações. Só uma coisa me assustou, hoje ela fez um xixi escuro que nem uma coca. Olhei aqui e nada. Estsmos tentando ligar para a clínica. Linda reportagem. Abraço

        1. Oi, Rosalva! Que bom que ta indo tudo bem. Os remédios geralmente alteram a cor do xixi mesmo… Mas se está mto escuro, vale você dar uma ligada para a clínica e certifique-se. Boa sorte, bjs!

    2. Obrigada…acabei de voltar com meu bebê da cirurgia e ela tá tao quietinho…mas vi que é normal né? Estou preocupada mas confio que tudo ficara bem!

  2. Boa tarde!gostei muito das dicas! Apesar de tirar dúvidas com o meu vet. Pois ontem pela manhã minha shi tzu tbm passou pela cirurgia, mas parece estar indo tudo bem?. Somente que está com a respiração acelevada em alguns momentos, meu vet falou que é normal, ficam assustados no começo por causa do desconforto da dor. Isso é normal?

    1. Oi, Daniele! Obrigada pela visita ao Blog! <3 olha... eu não lembro desse comportamento nos cães, após a cirurgia. Nico ficava emburrado pelos cantos, e o Wisky ficou manhoso pedindo colo. Fiz uma pesquisa rápida agora pra te responder (http://luisamell.com.br/7-sinais-de-que-seu-cao-esta-com-dor), e vi que esse é sim um dos sintomas de dor e desconforto. Acho que cada animalzinho reage de um jeito diferente, sabe? Eles tem muita personalidade. Em todo caso… fique atenta a todo comportamento dele. Lá pelo 4 dias eles não sentem mais tanta dor e começam a ficar bem. A roupinha e os pontos ainda incomodam, mas sentimos que eles ficam menos melindrosos de dor. Enfim… espero que tudo dê certo pra vcs! Beijos

  3. Boa noite o lugar da cirurgia está ótimo o problema é onde foi raspado ela passou as unhas da pata traseira e arranhou, então passei álcool 70, pq começou a sangrar e enrolei com duas ataduras para ela não arranhar mas, ja que não tenho aqui no momento o macacão, amanhã vou lixar as unhas e vou colocar meias, vou passar esparadrapo envolta pra ela não tirar e seja o que DEUS quiser. Pensei em dar uma gota de rivotril. Para ela dormir.

    1. Oi, Sandra! Poxa, eles sempre dão um jeito de aprontar, né? Rsrs Tente fazer uma fraldinha com gaze e esparadrapo, substitui bem o macacão. Sobre a medicação, eu não lhe recomendaria dar nada, sem falar com o vet antes. As vezes, com boa intenção, nós acabamos prejudicando. Em todo caso boa sorte com sua pequena! Beijos

  4. Eu adorei o seu blog Nati, tirou as minhas dúvidas do pós castração . Vou marcar a cirurgia do meu boxer de 7 meses.Ele é agitado e adora pular e brincar.Estou um pouco apreensiva por isso.Mas sei que será melhor pra saude dele. Já foi feito o risco cirúrgico e só marcar.Abraços Vânia

  5. Nati, quase choro com seu blog e me ajudou muito! mas já faz 24hs da cirurgia da minha cadela e a mesma ainda não fez xixi! Devo levá-la a um hospital para passar sonda? que achas?

    1. Não chore <3 voce fez a coisa certa... Logo tudo volta ao normal. Tente leva-la ao local onde ela costuma fazer xixi de vez em quando, e vá falando carinhosamente com ela. Ofereça agua, mas não force... Acho quem uma hora ela vai tentar fazer. Se demorar mais um tempo, mesmo com as tentativas, ligue para seu vet de confiança e veja qual a recomendação dele. Boa sorte pra vcs! Se precisr, estou aqui. Bjs!

      1. Oi querida, é um sofrimento necessário para o bem deles. Estou no terceiro dia da cirurgia do meu bulldog, ele sofreu muito de dor no primeiro dia e foi passado pelo veterinário (acrescentado) outra receita com um remédio bem mais forte que o fez transformar e ficar mais alegrinho. Ele tb ficou um dia inteiro sem fazer xixi, so foi fazer no outro dia da cirurgia, não desespere, aguarde um pouco, ela fará. Há, o meu pet ficou sem tomar água e fui dando em uma seringa. Mas tenha calma até ela fazer o primeiro xixi, pois o soro sustenta e hidrata. Tudo vai voltar ao normal, no primeiro dia e segundo tb fiquei desesperada. Se vc vir que ele está sentindo dor, liguepara o veterinário e peça um remédio mais forte, não o deixe com dor, e vou lhe dar um conselho, não o deixe nem por um segundo sem o colar elizabetano. Beijos, fique na Santa paz!

        1. Oi Danielle! Obrigada por compartilhar suas dicas e suas experiência! <3 eu não gosto do colar, não senti que ajudou em nada, só deixava meus pets mais incomodados. Mas acho que é relativo de dog pra dog, né? Um beijão!

  6. Oi nati,
    Adorei o seu blog, parabéns
    Meu bebê foi castrado na segunda feira 19/09 e está tudo bem, só que hoje ele fez um cocô tão preto e fiquei preocupada, aconteceu com os seus?

  7. Olá muito obrigada por suas dicas! Castrei meu menino há cinco dias e já estava bem paranóica com o fato de ele parecer chateado rs! Emburradinho…mas acho q talvez ele seja como o Nico e está de saco cheio da roupa rs!

  8. Obrigada por este post. O meu cão foi castrado na segunda, estou um pouco preocupada porque perto dos pontos está um pouco vermelho e inchado. Estou pondo betadine como disse o vet. Achas normal?

    1. Oi Arminda! É normal que o local fique um pouco irritado no começo sim. Continue seguindo a orientação do veterinário sobre o que colocar no local do corte, é o que eu recomendo. Dos meus meninos não ficou tão vermelho, mas ficou bem roxinho, um hematoma forte. Deu dó… mas logo passou. Boa sorte, abraços!

  9. Oi Nati tudo bem? Que maraa esse blog. Vou castrar meu Yorkshire Gigio na sexta feira e confesso que estou receosa pois a vet dele me disse que é super tranquilo por ele ter 5 meses e que ele não vai tomar remédios por dias… apenas os que ela ser no dia da cirurgia, tbm disse que não precisa de exames pre- operação e roupinha, será que é isso mesmo? Obrigada🙏🏻🐶

    1. Oi, Edna! Já ouvi falar nesse lance de tomar toda medicação no dia… Sem necessidade de tomar mais nada nos dias após a castração. Não foi o caso dos meus dogs, mas parece ser uma conduta médica comum em outros casos. Se vc confia no vet, fique com o coração em paz! Tudo vai certo! volte sempre… bjs

  10. Gratidão pelas dicas, o meu só faz um dia que foi castrado, no mesmo dia na madrugada o curativo caiu ( ele está de roupinha ) e não consegui fazer outro pq ele rosna. Entrei em contato com a Vet pela manhã para q ela viesse busca lo e fazer um novo curativo porque não consigo, ela disse que não é necessário…só ele ficando com a roupinha já está otimo.Achei muito estranho..como assim sem curativo. ..com a roupinha em contato direto e ela não mandou passar nada no local só tomar os remédios mesmo. Nossa ta muito difícil.

    1. Oi, Jéssica! Eu acredito que o curativo só seja mesmo um reforço. O mais importante é impedir que o animal acesse o local do corte (tente morder, lamber e etc). Já ouvi casos em que o cão só usa o cone e o corte fica exposto. Pode confiar no seu vet e continue cuidado do seu bichinho com carinho! Logo essa fase passa… Beijos!

  11. Muito obrigada mesmo! Castrei meu Toquinho hoje de manhã e tô que não me aguento de dó… sei que a decisão foi certa mas ele tá tão tristinho que vim pesquisar. Tô sentindo muita dificuldade de colocar ocolar elisabetano, ele não aceita de forma nenhuma, mas pra dormir vamos ter que dar um jeito. Amanhã começo com o antibiótico e seja o que Deus quiser!

    1. Oi, Aline! Fico feliz em ter ajudado vc e o Toquinho com meu conteúdo, e tb com a colaboração da galera que deixa seus depoimentos aqui! Fique tranquila que tudo ficará bem… Beijos

  12. Oi! Adorei o post! Castrei o meu terça-feira pq adotei uma cachorrinha e ñ quero que eles tenham filhotes e pq ele estavaaa muito bravo, mas não com outros cachorros, mas com nós humanos! Queria morder todo mundo, rosnava.. Vc acha q a castração ajudará nisso também?? Obrigada.

    1. Oi, Talita! A castração ajuda a deixar o cão mais calmo sim, mas não faz milagre. Se o problema for mesmo comportamental, ele precisa ser adestrado. Tente entender quando esse comportamento começou e o que geralmente faz ele ficar bravo: se é um comportamento específico de alguém, desconhecidos ou qq outra coisa. Boa sorte pra vcs! bjs

  13. Oi Nati!! Castrei minha cachorrinha ontem! Realmente é de dar dó! Fica amoadinha, vomitou ontem e hoje, e está com cara de brava por causa do colar elisabetano! Sandy não gosta nem de colocar lacinho.. imagino o quanto esse colar deve tá incomodando! Mas passei pra agradecer suas dicas, seus depoimentos!! Atitudes como essa ajudam muuuuuitas pessoas!! Obrigada! Bjos

    1. Oi, Viviane! Fico feliz que o post tenha ajudado! Já pensou em usar o macacão cirúrgico? É mais confortável que o colar, eles aceitam melhor. Logo essa fase de pós operatório passa e ela fica novinha em folha 🙂 beijos

  14. Muito obrigada pelo post, minha cachorrinha acabou de passar pela cirurgia e eu tô aqui com o coração na mão. Ela está bebendo água, mas ainda não comeu, vou tentar a técnica da papinha. Bjos!

  15. Olá
    Castrei meu bebê ontem,ele tem 4meses ,quando cheguei em casa com ele após a cirurgia acabei dando comida pra ele,a vet não falou nada comigo de quando eu poderia alimentar ele,então já é de madrugada e meu cãozinho não para de vomitar,está bem abatido,isso é normal??
    Já tentei de entrar em contato com a vet mas ela não me deu nenhum retorno..estou muito aflita…

    1. Oi, Lucimara! Alguns pets ficam enjoadinhos mesmo. O melhor é não forçar comida até o 2º dia pós cirurgia. Ofereça água e deixa a comida disponível. Caso ele não coma nada, tente oferecer coisas mais gostosas, diferentes, como frango e legumes cozidos. Estômago vazio + antibióticos dá enjôo mesmo! Até eu passo mal, por isso me alimento bem, mesmo sem querer. Mas eles não tem essa consciência, né? Por isso temos que oferecer coisas diferentes para eles serem atraídos pelo paladar e pela curiosidade. Boa sorte! Bjs

  16. Obrigada por esse artigo. Você não tem ideia como meu coração tá após a castração dos meus dois cachorros, mas agora estou um pouquinho mais leve haha 🙏🙏

  17. Oi Nati.
    Lá em casa somos eu e a minha Sissa (sem raça definida). Ela vai fazer cirurgia dia 30 e como nao posso cuidar dela no pós, a clinica me ofereceu que ela ficasse internada até a retirada dos pontos. Tô tao angustiada. Sei que é o melhor pra ela, ela está com 8 meses e é muito sapeca, mas me dói o coração. Pensei em visitá-la todos os dias, será que faz bem ou é pior?
    Abracos,parabéns pelo conteudo!

    1. Oi, Silvia! Eu creio que o veterinário pode lhe dizer melhor se as visitas fazem bem para ela ou não. Se ela se agitar muito cada vez que te encontra, talvez seja melhor esperar até o dia da retirada dos pontos. Sei que nosso coração fica apertado, mas neste momento a recuperação dela é a prioridade. Boa sorte e fiquem com Deus! Bjs <3

  18. Bom dia Nati. Quero parabenizá-la pelo post, foi super importante poder verificar a través de sua fala que o que estamos passando aqui em casa é normal. Meu Billy, um maltês de 9 meses, fez a castração na sexta à tarde, saiu da clínica todo agitado, louco para vir pra casa dele, chegou aqui fez xixi normalmente e várias vezes, ontem de manhã ainda fez, mas nada de coco. Depois ficou o resto do dia sem fazer nada, então saio eu 23 horas com ele na rua para ver se algum poste resolveria o problema. Graças a Deus resolveu, ao passear com ele na rua ele liberou o xixi e o coco….mas eu já estava aflita. Hoje de manhã foi a mesma coisa, não quis fazer as necessidades no jornal dele, como de costume, então saí com ele na rua um pouquinho e ele fez. Achei interessante compartilhar essa situação caso algum dono passe por situação parecida.
    Um abraço e obrigada.

    1. Oi, Marluce! Fico muito feliz quando as pessoas dizem que meu post as tranquiliza! É muito bom saber que há tantos donos dedicados e interessados em fazer o melhor por seus cães! Tudo ficará bem <3 um beijo

  19. Eu confesso que to morrendo de medo de castrar meu cãozinho, mas agradeço pela dicas. Medo dele ter uma reação ruim e não acordar. To desesperada.

  20. Olá, esse post é muito válido! Nos mamães de cachorro ficamos aflitas, eu particularmente chorei ao chegar na clínica e ver ela ainda acordando da anestesia com a língua amortecida do lado de fora da boca. O que me consolou é saber que tomei a decisão certa pois é o melhor para eles. Chegando em casa ela estava apenas mexendo a cabeça de um lado para o outro e mexendo o rabinho, não mexia as patinhas traseiras, aos poucos ela tentou ficar de pé, um pouco tonta sentou e logo em seguida deu seus primeiros passinhos. Dei água e um sachê de alimento úmido para filhotes, ela comeu e voltou para a caminha. Logo após ela começou a chorar, imagino que deve ter passado o efeito da anestesia aí dei umas gotinhas de dipirona, assim ela ficou mais tranquila e dormiu um pouco. Quando acordou, ela levantou andou e comeu um pouquinho de ração seca e bebeu água, agora a pouco ela conseguiu fazer xixi, não foi do jeitinho de sempre, ela fez sentada, tadinha. Ela está se recuperando e eu também! Esse está sendo o pos cirúrgico dela! Espero ter ajudado de alguma forma!

    1. Oi Sirlei! AMEI seu comentário! Dividir experiências positivas certamente vai ajudar quem ta passando por este momento, ou em duvida sobre a castração. No final tudo dá certo! Obrigada <3

  21. Olá, vim.procurar alguma.coisa aqui sobre os sintomas pós operatório e vc conseguiu tirar todas minhas dúvidas. Minha Mell de 6 meses Castro ontem e está bem amoadinha ( manhosa) mas ontem mesmo comeu franguinho cozido na água e hoje comeu franguinho com ração. Fez xixi normalmente porém cocô não. Mas li aqui que é normal até 4 duas após a cirurgia. Obrigada pela dicas.

  22. Oi Nati. Foi muito bom ler o seu post. Castrei meu Maltês à dois dias e mesmo com toda assistência da veterinária, estava muito ansiosa e apreensiva.
    Me surpreendi com as respostas para todas as minhas dúvidas.
    Espero que vc continue ajudando as pessoas com as suas experiências. Obrigada.

    1. Oi Sônia! Obrigada pelo seu comentário! <3 fico feliz em ajudar as pessoas com esse post... tem muitos acessos e muita experiência registrada aqui! \o/ um beijo

  23. Operei minhas duas filhas hoje, Antonella(vira lata) e Lua(Pinscher), as duas estão com o cone e me dói o coração ver a tristeza delas, mas sei que é pro bem delas. Tiramos a box da cama e estamos dormindo no chão com elas pra elas não fazerem esforço pra subir e/ou descer da cama.

    1. Ai que amor <3 fico mto feliz quando leio comentários em que as pessoas falam sobre seu amor e dedicação aos pets! Quem não se recupera rapidinho com tanto mimo? <3

  24. Olá Nati, amei seu post, foi muito bom para mim ler, o meu cãozinho fez a castração no domingo agora dia 22/10/2017, ele está mais quieto sim e sonolento, acredito ser pela medicação, mas está bem, está comendo e bebendo água bem menos que o normal, mas como li no seu post é normal, estou oferecendo a ração dele misturada a uma papinha e assim ele come o potinho todo, está bem chorão, mas ele é bem manhoso por natureza, mas ele também não está fazendo cocô, só xixi. Como você deu a dica do Activia, vou experimentar para ver se da certo. Obrigada.

    1. Oi Rosane! Que bom que as dicas ajudaram <3 se ele está comendo, já é um otimo sinal! Logo logo ele consegue fazer o número 2, vc vai ver! Boa sorte pra vcs <3

  25. Castrei meu luke hoje e pra piorar leia minha cachorra ta no cio. Me ajude estou em pânico mesmo cirugiado ele fica querendo pegar ela .não consigo mantelos separados eles choraram dimais incomoda dimais a mim e aos vizinhos

    1. Oi Edna! Que situação. Não vejo outra alternativa a não ser separá-los. De repente vc consegue pedir pra alguém ficar com a cadelinha, enquanto o macho se recupera. Se eles ficarem juntos, não tem mto o que fazer =/ Sinto mto…

  26. Oi Nati, parabéns pelo blog e eu adorei o artigo, o meu cachorro é um Beagle de quase 11 meses e foi castrado anteontem, fiquei bem nervosa, ele ficou bem tristinho no início, mas hoje estava bem melhor, ativo, só fica querendo pular na cama, e fiquei com medo de causar alguma complicação, estou forçando ao máximo ele a ficar quietinho, mas ele parece irritado por não ter muito o que fazer, espero que ele fique 100% logo. Acho que a maior dificuldade vai ser ele conseguir ficar 7 dias mais calmo, conforme ele for se curando a tendência é querer correr e pular como sempre, mas vou dar o meu melhor pra ele ficar logo bom. Parabéns pela iniciativa da castração também, o que eu mais encontro são pessoas com pensamento machista e retrógrado achando maldade castrar o meu cachorro. Mas sei que foi a melhor decisão. Abraços.

    1. Parabéns pela postura e sabedoria, Laís! Quem busca informação sabe que isso é o melhor que fazemos por ele. Deixemos os ignorantes falando aos ventos \o/ rsrs sei que beogles são capetinhas mesmo, difícil segurar a energia deles, né? rsrs Tente não agitá-lo, entretê-lo com outras brincadeiras, desafios que não o deixem mais agitado. Veja com seu vet se ele não recomenda algum tipo de floral, calmante. Ouvi falar que ajuda <3 boa sorte

  27. Bom dia, pessoal. Castrei minha filha Luna(shit-zu de 7 anos). Ela ficou bem amoadinha, mas consegui que ela comesse arroz, com carne moída e cenourinha ralada, e uma comher de sopa de azeite misturada na comida pra ajudar a soltar o intestino(tudo cozido na água, apenas). O único problema está sendo a água que ela tem recusado e a evacuação. Já fazem 4 dias que ela não evacua, ela abaixa pra tentar, mas não sai nada. Nesse momento estou preocupada. Se alguém souber se isso é normal, por favor me avisa. Beijos e obrigada.

    1. Oi Alessandra! É normal demorar pra fazer o número 2 mesmo. Veja com seu vet se vc pode dar algo que facilite a saída do cocô… Eu dei activia para o Nico e deu certo, fez cocô no 3 dia. Boa sorte <3

  28. Ola!! Adorei seu texto!!
    Porem estou com um problema… minha cachorro castrou faz 1 semana.. tirando periodo de dor que ela ficou mais tristinha, se recuperou bem e já está mais ativa novamente.
    Desde então ela não faz mais xixi e coco no lugar certo (muito raro); e ela sempre acertava antes da cirurgia, nunca tivemos esse tipo de problema com ela!
    Ela já fez na cama dela várias vezes, no sofá, tapete da sala, e até na nossa cama… O que pode ser isso? Birra? Confusão? Aconteceu com alguem aqui?
    Bjs e obrigada!

    1. Oi, Ana! Já ouvi falar que alguns cachorros dão essa “bugada” um tempo depois da cirurgia. Mas que depois volta ao normal. São só pequenos acidentes ou todos os xixis ela tem feito em lugar errado? Pq se forem acidentes… creio que seja esse bug mesmo. Mas se for sempre… talvez seja melhor certificar com o vet se algo aconteceu no trato urinário né? É o que eu faria… Beijos

  29. Boa tarde

    Meu cadelinha foi castrada sexta.
    fazem 4 dias e ela não aceita colocar a roupa
    Fica chorando e querendo carinho.
    Fica parada no meio do apartamento e se recusa a caminhar.
    Não sai da caminha.
    Estou preocupada.

    1. Jane, tente sentir se é dor ou drama rsrs alguns cães ficam bem manhosos, mas conseguimos identificar se eles estão pedindo ajuda ou so querem dengo. Insista na roupinha… acho que ajuda bastante. Beijos

  30. Olá, Boa noite. Meu cãozinho foi castrado hoje. Suas dicas foram top demais. Meu cãozinho sempre bebeu muita água e msm depois da cirurgia ele permanece com esse costume.mas, com relação a comida, bom, ele nem chegou perto da ração. O que achei estranho foi que o vet não fez curativo e nem me pediu pra fazer…. ele está com os pontos mas sem proteção alguma…somente com o abajur ! Vc acha que deveria fazer um curativo???

    1. Oi Isabelle! Que bom que te ajudei <3 eu não gosto do abajour =/ prefiro o macacão cirúrgico que, além de deixa-los livres e confortáveis, tb protege o local. SObre o curativo, depende da conduta do vet. Alguns fazem, outros não. Tente o macacão, acho que vai ser melhor! Bjs

  31. Tenho dois cachorros que resgatei na rua,só que eles começaram a brigar,e uma dessas brigas foi muito forte,tipo machucou muito o meu menor logo ele sendo o menor é o que provoca as brigas sempre.Eu queria saber se depois de quanto tempo isso melhora um pouco pois castrei os dois tem 3 dias mais mesmo assim um fica rosnando pra o outro quando ver…eu queria saber … muito obrigada

    1. Oi Rose! Infelizmente eu não sei como lhe orientar a respeito disso, pois não tive essa experiência com os meus. Certamente as brigas entre seus meninos não estão somente ligadas a questão ‘hormonal’, amenizada pela castração. Os animais são territorialistas mesmo, e isso se expressa de diversas formas: atenção das pessoas, alimento, brinquedos, espaço. Eu recomendo que você busque a orientação de um adestrador, ele saberá te dizer como agir e o que mudar na forma com que os trata, para amenizar essa disputa. Espero ter ajudado <3

  32. Muito obrigado pelo texto!
    Meu pet foi castrado fazem três dias e eu não estava sabendo conviver com a “depressão” que ele parece estar. Sempre quietinho no seu cantinho, não come a mesma quantidade que antes e acabou vomitando os remédios.
    Agora que já está com os remédios injetados pelo veterinário e eu li essas dicas, vou saber melhor como cuidar dele!

    1. Tenho ctz que deu tudo certo, Gabriel! Eles ficam meio chatinhos mesmo… Mas é normal após uma cirurgia né? Até nós ficamos… <3

  33. Oi, minha Belinha operou hoje cedo, esta sem posição para deitar, sempre buscando uma nova posição. Já dei Dipirona e amanha entro com as medicações do veterinário. Obrigada pelas dicas, pois, é muito delicado.

  34. Olá, Nati!
    Castrei meu doguinho hoje e logo vim fuçar na internet à procura de experiências de outras mamães (ou papais) que pudessem dizer como foi o pós operatório de seus bichinhos.
    Logo de cara me deparei com o seu blog e fiquei su-per aliviada com tudo o que li! Ele está amoadinho, sem querer levantar, fazer xixi ou comer e , embora eu saiba que é normal ainda mais tendo horas da cirurgia, queria me tranquilizar mais sabendo o que realmente acontece baseado em experiências. Os veterinários disseram que seria assim mesmo, mas nada como saber como foi com os outros tb 🙂
    Parabéns pela forma como vc escreve, os detalhes e o carinho que demonstra pelos bichinhos e seus leitores.
    Com carinho

    1. Adorei seu comentário, Karina! <3 faz valer a pena, sabe? O tempo dedicado ao post e as respostas para o pessoal. É muito bom saber que com um simples gesto podemos ajudar e tranquilizas outras pessoas \o/ espero que esteja tudo bem com seu baby <3 um beijo

  35. Nati tudo bem! me tire uma dúvida, o eu cachorro foi castrado no dia 21 de novembro e até agora ele não fez cocô ( 3º dia de castração) está se alimentando pouco mas está, isso é normal? e também ele está com receio de andar acho que tem algum ponto biliscando ele devo fazer alguma coisa? Obrigada

    1. é normal demorar pra fazer o número 2 sim. Por isso é importante dar algum alimento que ajude o cocô a sair sem eles precisarem fazer mto esforço. Veja com seu vet qual dica ele dá 🙂 e os pontos beliscam mesmo, mas uma hora isso passa 🙂 fica tranquila. Bjs

  36. Fiz a cirurgia do baço nodulo da mama castraçao e retirada do utero da minha pretinha pq ela tava cm tipo tumor no utero ela tem 11 anos fiquei super aflita mas graças a Deus ta dando tudo certo ela esta na minha casa porque tenho uma cachorra maior que é muito espuleta e preferi nesses dias deixar ela comigo fa que mora so eu e meu marido, ela nqo apresenta dor(porque anda atras de mim pela casa toda ai deixei um tapetinho para ela um em cada comodo pq tenho agonia de ver ela sair o tempo todo atras de mim) faz bastante xixi porem fiz a cirurgia dela terça e ja é quinta e ela ainda nao fez coco, vou tentar dar activia para ela gostei da dica muito obrigada

  37. Nati, estou bem preocupada, meu cachorro fez ontem a caatração mas até agora não vi ele fazendo xixi nem fez-se 😥, não sei oq fazer, será q é normal?

    1. É normal passar um tempo sem fazer xixi mesmo, eles ficam inseguros =/ o que eu fiz foi leva-los ao local que eles faziam xixi (tapetinho) longe do tumulto, com bastante calma. Falava que estava tudo bem, que eles podiam fazer xixi tranquilos… Uma hora deu certo. Nico fez na rua tb, sem mtos problemas. Wisky só fazia em casa, ficou mais manhoso. Mas é importante não passar de uma dia. Fale com o vet se estiver muito preocupada… Ele vai te orientar tb. Espero que minhas dicas ajudem <3

    1. Oi Agnaldo! Eu sou super contra o colar =/ gosto do macacão cirúrgico: protege bem o local e deixa o pet mais confortável. Comprei dois ou três, pra trocar quando sujava, e achei que foi bem melhor que o colar. Vai dar certo \o/ boa sorte, um abraço!

  38. Pessoal, minha cachorrinha fez a castração tem 5 dias .E desde então anda com alguns comportamentos muito estranho.Sai correndo do nada toda hora , fica chorando quase dia todo,mas e só fazer carinho que ela para na hora , e também está tendo alguns espasmos quando se deita.. Alguma ajuda ?

    1. Oi Mayara! Eu costumo dizer que alguns dogs são mais dramáticos que outros. O Nico sempre foi rabugento, e nos pós operatório, queria ficar na dele. Wisky é mais manhoso… E só pedia colo e carinho. Pense em como é o comportamento normal da sua dog. Mas tb não deixe de falar com o vet, caso vc sinta que ela tá reclamando de DOR ou de INCÔMODO. São coisas diferentes… e a gente consegue sentir e notar. Boa sorte <3

  39. Olá boa noite , castrei minha filhota de quatro patas ontem e ainda não fez xixi nem coco , tomou só um pouquinho de água porco tá +++ tenho insentivado com a seringa !!! O que posso fazer ???

    1. Oi Paula! Continue fazendo isso mesmo… Tente levá-la ao local que ela costuma fazer xixi, sente-se perto dela e fique calma… Mostrando que ela pode fazer xixi, que nada de ruim vai acontecer. Não pressione… Mas mostre para ela que está tudo bem. Espero que dê certo <3 com os meus funcionou. Beijos

  40. Bom dia, Nati! Encontrei seu blog e… ufa! Meu shih-tzu (4 anos) foi castrado há pouco mais de um ano e meio e meu lhasa (2 anos) será castrado hoje! Já estou com o coração na mão. A primeira experiência, com o Farofa, foi tensa! Ele ficava todo jururu pelos cantos nos primeiros dias. Do meio para o final do período de recuperação andava pela casa com pressa, esbarrando em tudo com o colarzão branco, todo nervoso e estressado. Provavelmente por causa dos pontos que coçavam no saquinho, né?
    Agora será com o Billy, que é mil vezes mais arisco, brincalhão, palhaço e zé mijão (faz o que não deve aonde não deve se eu der mole dentro de casa). Graças a Deus moro com minha família e eles me ajudarão a ficar de olho no Billy enquanto eu estiver no trabalho.
    Ai, Nati… tô numa aflição só! Meus bebês, meus filhotes! Deus proteja meu Billyzinho pra dar tudo certo! <3
    Um beijão! Agradeço por todas as informações desse post!

    1. Oi, Léo! Fico feliz que de certa forma meu post tenha colaborado <3 fica na paz... que essa foi a melhor decisão! Logo eles estarão 100%

    2. Ai Léo, super te entendo. Prefiro mil vezes EUZINHA passar por qualquer procedimento do que meus filhos tomarem um vacina. Mas faz parte né? Espero que a recuperação do Billy seja tranquila. Eu não gosto do colar… Nenhum dos meus dois usou. Gosto do macacão cirurgico, pq não interfere muito, eles podem brincar, ficam confortáveis. Pense nisso 😉 Não sei se vc é um cara de fé… mas eu acredito mto que Deus protege os mais pentelhos hahaha meu irmão tem um lhasalata muito pentelho, que ja chegou em casa pulando no sofá quando voltou na cirurgia. Como donos, temos que vigiar… Mas papai do céu faz o trabalho pesado por nós <3 hahaha beijos, boa sorte pra voces

  41. Tenho apenas gratidão para com essas palavras! Estava com o coração aguniado… Minha cachorra fez cirurgia para castracao e ficou bem tristinha…teve vomito….E ai fiquei todo preocupado! Como um pai de primeira viagem sinto aliviado lendo seu texto! Que Deus te abençoe…. Foste luz!

    1. Ai muito obrigada <3 fico muito feliz por ajudar as pessoas com esse post. Meu coração enche de alegria a cada comentário. Muito bom dividir as minhas experiências e ajudar os outros <3

  42. O cãozinho do meu netinho foi castrado e eu estou cuidando. Estou preocupada pois ele está com o colar e há três dias não come, não toma água. É preciso tirar o colar toda vez que ele for comer? Mas nem imagino quando ele tem fome e sede.Estou muito apreensiva. Como fazer o certo.Ele está tomando antibiótico e antiflamatorio há três dias. Bjo

    1. Oi Suze! é importante tirar o colar de vez em quando sim. Na verdade… eu sou super contra o colar. Não sei qual a recomendação do seu vet, mas a roupa cirúrgica (macacão) é muito mais confortável. O colar atrapalha muito para comer… É estranho. Tente o macacão, creio que ele se sentirá melhor. Logo logo ele estará melhor. Tente dar comida na boca dele, ofereça algo diferente, mas que ele possa comer, é claro. Frago cozido com batatinha, carne moída com abobrinha… Coisas que estimulem. Agua de coco tb é uma boa 🙂 boa sorte <3

  43. A mensagem final me fez bem. Hoje foi a cirurgia do meu bebê(Lupe). E eu já chorei tanto arrependida de ter feito 😟 ele tá muito incomodado, dei remédio pra dor e os antibióticos. Mas tô com muito medo 😭

    1. Own <3 a gente fica com coração apertado mesmo... Mas foi uma decisão sábia! Logo logo essa fase chata passa e você vai ver que nem foi tão hard assim 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *